Clínica de Estética em Contagem

Saiba como funcionam as lentes de contato dental

Saiba como funcionam as lentes de contato dental

Ter o sorriso perfeito igual aos que aparecem na TV e nas capas de revista é o sonho de muitas pessoas. O que muitos não sabem é que os dentes incrivelmente brancos e simétricos dos famosos são resultado de um procedimento que está se popularizando nos consultórios odontológicos.

A lente de contato dental é um procedimento alternativo às facetas de porcelana e clareamento dental, capaz de corrigir falhas e imperfeições de forma fácil e rápida.

O que são as lentes de contato dental

A lente de contato é uma fina camada de cerâmica que cobre a parte externa do dente, usada para melhorar a estética do sorriso e também corrigir problemas funcionais.

Ela pode ser usada em apenas um ou em vários dentes, dependendo do diagnósticos do dentista, para dar um novo formato ou corrigir a coloração. Esse procedimento é indicado, principalmente, para os seguintes casos:

  • Espaço excessivo entre os dentes (diastema);
  • Sorriso estreito;
  • Curva do sorriso invertido (sorriso triste);
  • Dentes pequenos na fase adulta;
  • Harmonizar o tamanho dos dentes;
  • Dentes danificados por cárie ou outros tipos de trauma;
  • Alteração na coloração do sorriso;

Tipos

As lentes de contato dental podem ser confeccionadas manualmente, por computador ou de forma mista. Com dimensão de 0,2 a 0,4 mm, dependendo do tratamento, elas podem ser feitas com cinco substâncias diferentes:

Saiba como funcionam as lentes de contato dental
  • Cerâmica feldspática convencional - é a porcelana mais comum, seu tempo de duração é menor e tem maior chance de fratura e infiltração por cárie;
  • Cerâmica feldspática reforçada por leucita - é um vidro-cerâmico reforçado, é mais durável e confere um resultado estético melhor do que o anterior;
  • Silicato de lítio reforçado por zircônia - técnica feita com a substância dissilicato, que une resistência a impactos externos a uma ótima estética;
  • Zircônia translúcida - Esse material também é utilizado em lentes de contato e próteses fixas. Devido a sua transparência é a técnica que mais se aproxima da aparência natural dos dentes;
  • Dissilicato de lítio - Esse é o material mais utilizado nos consultórios para procedimentos estéticos, pois dá uma aparência natural aos laminados.

A escolha do material é uma fator determinante para o resultado final do procedimento, por isso, é importante conversar com o seu dentista sobre suas expectativas e o material mais adequado para o seu tratamento.

Como é feita a aplicação

Antes de qualquer coisa o seu dentista irá avaliar a saúde de seus dentes para verificar a existência de possíveis cáries, gengivite e outros problemas bucais. Além disso, é recomendado a realização de outros procedimentos estéticos antes da aplicação, como o clareamento dental.

Por isso, assim como você faria antes de um implante dentário ao pesquisar por “implante dentario valor”, procure por termos como “clareamento a laser valor”, para saber as opções existentes e qual se encaixa no seu orçamento para o tratamento.

Após a avaliação completa da boca e a indicação das lentes de contato o dentista irá fazer a moldagem da boca do paciente.

O passo seguinte é a aplicação da lente sobre os dentes do paciente. É aplicado no local uma substância ácida que ajuda a unir a lente cerâmica ao dente. Normalmente não é necessário anestesia, apenas se o paciente sentir um desconforto nos dentes mais sensíveis.

É importante ressaltar que antes de colocar as lentes o dentista precisará fazer um desgaste nos dentes. Por esse motivo, o procedimento é irreversível, as lentes só poderão ser removidas para substituição.

Cuidados após a colocação das lentes

Após o procedimento o paciente precisará mudar alguns hábitos para prevenir possíveis fraturas nas lentes. Evitar alimentos de consistência mais dura ou crocantes, não mastigar gelo, abrir embalagens com os dentes, roer unhas e morder objetos, como canetas, são algumas medidas a serem tomadas.

Procedimentos com a lente de contato dental duram, em média, de 10 a 15 anos. Entretanto, assim como nos casos de pacientes sem a lente é necessário ir ao dentista regularmente, nesse caso é recomendável uma visita de seis em seis meses para cuidar da saúde bucal e prevenir possíveis problemas com as lentes.

Fique de olho em possíveis deslocamentos ou fraturas, caso isso aconteça, vá ao dentista imediatamente. Caso as lentes quebrem ou lasquem não é possível o reparo, ou seja, será necessário refazer e substituir a peça.

É importante lembrar que a lente não previne contra a cárie, sendo assim, qualquer negligência com a saúde bucal continuará resultado em problemas do periodonto e traumas de cáries.

Faça o procedimento apenas com um especialista

Com o aumento da popularidade das lentes de contato dental muitas pessoas estão anunciando a realização do procedimento por preços mais baratos. No entanto, muitas delas não são dentistas.

Portanto, fique atento e apenas realize o tratamento com um dentista de confiança e especializado nessa área da odontologia, caso contrário o procedimento poderá ser mau feito e comprometer a sua saúde bucal, causando inflamações da gengiva e um aspecto estético ruim, por exemplo.

QUER FAZER UM PROCEDIMENTO ESTÉTICO?

Agendar avaliação