Clínica de Estética em Contagem

Dicas para cuidar do sorriso e se sentir bem consigo mesmo

Dicas para cuidar do sorriso e se sentir bem consigo mesmo

A auto estima influencia diretamente na nossa postura e confiança, sendo ela em relações pessoais ou até mesmo no mercado de trabalho.

Para muitas pessoas a primeira impressão é a que fica, e para aquelas que mantêm contato direto com o público não é agradável ter mau hálito, dentes visivelmente mal cuidados e principalmente mal higienizados.

Tendo isso em mente, separamos algumas dicas de como cuidar do seu sorriso diariamente e assim conseguir surpreender a todos!

Mantenha sempre atenção em suas gengivas

Gengivas mau cuidadas ou lesionadas são as maiores causadoras de mau hálito e incômodo bucal. Na maioria dos casos, é por conta da inflamação conhecida popularmente como gengivite, esta, causada por placas de sujeira que se mantém entre os dentes e a gengiva por um longo período de tempo, corroendo a àrea, gerando ferimentos e possíveis grandes inflamações no organismo também.

Mas calma, a gengivite é uma inflamação leve que possui cura, mas também pode ser evitada com uma escovação diária reforçada, e aí vem a segunda dica:

Dicas para cuidar do sorriso e se sentir bem consigo mesmo

Aposte em uma boa escovação com pasta de dentes

Escovar os dentes é um costume que está conosco desde quando éramos crianças, ensinado diariamente pelos nossos pais. Contudo, alguns adultos possuem uma certa preguicinha de escovar os dentes ou até mesmo não realizam a escovação de forma correta.

A escovação deve ser realizada 30 minutos após as refeições, e a melhor forma é com movimentos circulares com a escova entre a gengiva e o dente em torno de 30 segundos entre no máximo dois dentes.

Além da pasta de dente, também aposte no antisséptico bucal. O enxaguante é uma etapa de extrema importância na finalização da higiene bucal. Além disso, o produto proporciona diversos benefícios para a saúde do sorriso.

O antisséptico, além de melhorar o hálito, consegue eliminar bactérias causadoras de cáries, gengivites e placas bacterianas, promovendo a proteção da cavidade oral desses microorganismos prejudiciais.

É importante ressaltar que mesmo que o produto seja um grande aliado na hora da higienização bucal ele não pode ser considerado um substituto a pasta de dentes.

Visitas periódicas ao dentista também são fundamentais para manter a saúde bucal em dia. É o ortodontista que pode sanar todas as dúvidas sobre manter a saúde do sorriso perfeita.

Muitos pacientes optam pela contratação de algum convênio odontológico de confiança, para que assim, consigam manter as idas ao médico dentista frequentes sem pesar muito no bolso.

Além disso, é através de serviços ofertados pelo plano odontológico que muitos pacientes conseguem realizar procedimentos estéticos e manter tratamentos em dia, portanto, vale a pena dar uma pesquisada!

Se você ainda não possui um convênio dental mas tem interesse em conhecer melhor sobre o assunto, peça indicações ao seu ortodontista sobre as vantagens, planos e coberturas, preços, descontos e por aí vai.

Assim, você terá uma ideia ampla de acordo com a opinião de um profissional da área qualificado.

O fio dental também tem sua importância

Se você visita o seu dentista com periodicidade, seja através do convênio dentário ou no particular, com certeza já te informaram sobre a importância do fio dental, não é?

O hábito de utilizar o fio dental ajuda na prevenção de placa bacteriana, gengivite, tártaro, cárie e mau hálito. Isso porque somente o fio é capaz de alcançar todos os restos de resíduos alimentares que ficaram retidos entre os dentes e a linha da gengiva.

Ao contrário do que muitos pensam, o fio dental deve ser utilizado após as escovações. Assim, depois da limpeza parcialmente completa da escova de dentes, ele vêm fazendo a retirada dos resíduos restantes.

Assim como a escovação diária, é importante fazer o uso do fio dental sempre após terminar a limpeza com a escova de dentes. Eu sei que pode ser uma tarefa chata passar o fio dental todos os dias em todos os dentes, mas, depois de um tempo acaba se tornando um hábito do dia à dia!

Não se esqueça de escovar a língua

Toda noite, mais de 300 tipos de bactérias podem se instalar na boca, imagine então durante o dia, com o contato com outras pessoas… Quantas bactérias não estariam presentes no próprio ar?

Uma da maiores causas de mau hálito (junto a gengivite), é o acúmulo de bactérias na língua, e a escovação diária ajudará a impedir isso.

O melhor material para a higienização dessa área é o raspador de língua que já vem embutido atualmente na maioria das escovas. O resultado da escovação da língua ao utilizar o material é bem mais eficaz do que escová-la com as cerdas da escova de dente!

Limpe bem a escova após o uso

Voltando a falar sobre a escova de dentes, é muito comum que os pacientes tenham dúvidas de como guardar a escova após ela ser utilizada.

Lembre-se sempre de lavá-la com água gelada corrente e deixá-la em pé por no mínimo

duas horas fora de qualquer caixinha ou estojo de armazenamento.

Guardar a escova molhada transforma ela em um ambiente perfeito para bactérias que irão se aproveitar daquele ambiente úmido e acabar indo parar na sua boca na próxima escovação.

Priorize sempre as duas escovações cruciais do dia

A vida é uma correria e às vezes não temos tempo de escovar os dentes durante a resolução de todos os problemas que nos surgem durante o dia. Contudo, priorize sempre as duas escovações essenciais para a sua saúde bucal, sendo elas a que você realiza assim que acorda e principalmente antes de dormir.

Digo isso porque a saliva ajuda a combater à placa que provoca cáries mas acaba secando durante a madrugada ou do decorrer do seu dia, então, assim que acordar não se esqueça de limpar toda a placa acumulada nos dentes e antes de dormir também.

Como dito anteriormente, não se esqueça de manter periodicidade das visitas ao dentista. Só assim você irá poder verificar como anda a sua saúde bucal de modo geral, evitando futuros problemas na dentição.

Alguns cuidados são primordiais para o bem-estar e qualidade de vida do ser humano, a saúde bucal se enquadra e muito, neste aspecto. Não deixe de cuidar dos seus dentes para manter um sorriso cada vez mais bonito!

QUER FAZER UM PROCEDIMENTO ESTÉTICO?

Agendar avaliação